Encontros.

II Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró.





        Dias 16 e 17 de agosto acontece mais um Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região. Esse ano o Fórum traz uma novidade, e essa é a grande ideia sempre trazer novidades que possa dá um sentindo novo as pessoas que participam desse evento. A grande novidade desse ano é o Concurso de Beleza que vai dar o titula a 4 mulheres com deficiência de a "MAIS BELA DEFICIENTE DO OESTE POTIGUAR", dentre as categorias: a Mais bela deficiente visual, a mais bela deficiente auditiva, a mais bela deficiente física, a mais bela deficiente intelectual.  
         Durante um mês ficou aberta as inscrições, e também foi enviada e-mail e convites para as entidades que tivesse interesse de escrever algumas das suas associadas.
          O Encontro teve sua abertura no dia 16 as 19hs no Requinte Buffet, onde estavam presentes pessoas com deficiência, amigos e familiares. Como convidada estava presente a fotografá que veio de São Paulo Kika de Castro, que tem uma Agencia de Modelos e faz trabalhos com pessoas com deficiência em SP e RJ. 
 Varias mulheres 39 ao todas, entre adultas e adolescentes se escreveram esse ano, o Fórum contou com o apoio mais uma vez do Fotografo Ricardo Lopes, e do apoio pela primeira vez de Georgiano Azevedo da Agencia Trafego Molldels. Paralelo ao concurso aconteceu a II Exposição de Ricardo Lopes.
            O Encontro ainda teve o II Seminário Temático que teve como tema: Fóruns Social: construção e participação, que teve como palestrante a Assistente Social a Professora Telma Gurgel da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.  
              Dentro do Seminário foi construído a Carta Mossoró Acessível que tem como objetivo ser entregue para os candidato a prefeitura de Mossoró. 





I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró/RN



"Foto mostra a mesa de abertura do primeiro encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região"


A luta pela inclusão é considerada hoje como uma preocupação nacional, por todos aqueles que têm consciência da igualdade de direitos e principalmente pelos que possuem necessidades especiais, que além de enfrentarem as dificuldades que lhes são inerentes, ainda convivem com o preconceito imposto pela sociedade.


Esse quadro de segregação social não embeleza nem facilitam em nada as relações sociais, pelo contrário, apenas fortalece o ciclo de discriminação que impossibilita as minorias de apresentarem todo seu potencial de desenvolvimento nas diversas atividades exercidas pelo ser humano, como cultura, educação, profissionalismo entre outros.

Com o desafio de superar os limites e preconceitos, nasceu o Fórum de Mulheres com Deficiência um espaço de debate e discussões, onde mulheres com deficiência da cidade de Mossoró e Região se reúnem, para rever o seu papel na sociedade.
O objetivo do Fórum é reunir mulheres com deficiência do município de Mossoró e cidades vizinhas, para discutir as problemáticas pertinentes a causa dessas mulheres, e também elevar a autoestima, bem como resgatar a sua dignidade.
O Fórum foi fundado no dia 13 de maio de 2011, depois do I Encontro de Mulheres com Deficiência do Município de Mossoró, idealizado por um pequeno grupo de mulheres com deficiência das entidades existente no município de Mossoró. O fórum é constituído de mulheres com deficiência visual, física, auditiva e intelectual, das entidades já existentes na cidade, assim com mulheres de cidades vizinhas.
Esse grupo de mulheres pretende fazer um trabalho de resgate e elevação da autoestima das mulheres com deficiência, elaborando projeto e estratégias de como resgatar essas mulheres, e devolvê-las a sociedade.
E foi dentro desta perspectiva que o Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, organizou o I Encontro de Mulheres com Deficiência, com apoio das quatro Entidades de Pessoas com Deficiência de Mossoró, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró – ADEFIM, Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró – ADVM, Associação dos Surdos de Mossoró e Região – ASMO. Bem como o apoio de parceiros que fizeram esse encontro ser possível.
 O Encontro foi realizado em dois momentos, o primeiro aconteceu na noite do dia 12 com um Jantar-Desfile, no Requinte Buffet, localizado na Rua: Dracon de Albuquerque, 113, Nova Betânia, onde ocorreu um belíssimo desfile com 25 Mulheres com Deficiência do Município e Região.
Estavam presentes os presidentes das entidades de pessoas com deficiência, bem como o presidente e vice-presidente da Federação das APAES do Rio Grande do Norte, representantes poder público, e poder legislativo, bem como toda a sociedade. Totalizando 340 participantes.
No segundo dia do encontro, aconteceu o I Seminário Temático, que teve como tema central: Mulheres com Deficiência: ocupando espaços. O Seminário aconteceu no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mormos) localizado na Rua: Rui Barbosa, 95, centro.
O Seminário teve participação de 150 a 200 pessoas dentre os dois horários.
Os dois momentos do Encontro foram carregados de muitas surpresas e emoção, o Jantar-Desfile que atraiu 340 participantes, foi o momento mais emocionante, com o desfile de 25 mulheres vestido cinco casas de aluguel de roupas da cidade e a exposição de fotos do fotografo Ricardo Lopes intitulada: Especialmente Belas. Culminando com um jantar e musica ao vivo.
O Seminário Temático foi o espaço de debatermos algumas temáticas pertinentes as mulheres em especial a mulher com deficiência. E Foi convidada para fazer a palestra de abertura a Assistente Social Adenize Queiroz que veio de Campina Grande – PB. Ela levou toda assembléia a se emocionar com a música de Gonzaguinha – E Bonita e é bonita, e fez uma explanação sobre o tema do seminário, "Mulher com deficiência: ocupando espaços", colocando a sua experiência como profissional e sua pesquisa de mestrado que abordou a mulher com deficiência da contemporaneidade, e sua historia de vida como mulher com deficiência.
 A primeira mesa-redonda abordou um assunto muito importante e polemico que foi a saúde de "mulher com deficiência e sua sexualidade", nessa mesa a Medica e Obstetra Iris Menezes e a Psicóloga Marilu Martins, colocaram a importância de se ter cuidado com a saúde, e os tabus que cercam a vida sexual e  sexualidade das mulheres com deficiência, que muitas vezes e impedida de contrair matrimonio e chegar a construir uma família, por falta de conhecimento dos seus próprios familiares ou ate mesmo da própria pessoas com deficiência, mitos foram colocados o que levou a todos participarem com perguntas.
Na parte da tarde a ultima mesa-redonda trouxe o tema "Direito das pessoas com deficiência", nessa mesa a Graduanda do 4° Período de Direito da UNP/NATAL, Verônica Martins, e a Assiste Social Louise Melo, servidora do INSS/APS/MOSSORÓ, enfocando sobre a Conferência da Pessoa com Deficiência de 2006, que foi ratificada pelo Brasil em 2007, e a lei de assistência social que concede as pessoas com deficiência um beneficio-auxilio o BPC/LOAS – que ainda provoca muitas dúvidas para seu usuário. A Conferência da Pessoa com Deficiência é um documento importantíssimo para o movimento das pessoas com deficiência, pois trazem diretrizes em todas as áreas como saúde, educação, mercado de trabalho, bem como também aborda assunto de gênero, que a principal temática do Fórum e o debate a cerca dos direitos das mulheres com deficiência.
 Logo depois para finalizar como o mês de maio e mês das mães, foi feita uma homenagem as mães que estavam presentes no auditório e especialmente, mães com deficiência e mães de mulheres com deficiência.
            O Encontro foi encerrado com uma belíssima caminhada que saiu do local do evento até a Praça Rodolfo Fernandes no Centro da Cidade. Culminando com um ato público.

Programação:

07h00minhs – Credenciamento.
07h30minhs – Mesa de Abertura.
08h30minh – Apresentação Cultural – Mirian voz e violão – ADVM.

08h40minh - Palestra de Abertura.
Tema – Mulheres com Deficiência: ocupando espaços.
Palestrante – Adenize Queiroz – Assistente Social -  UFPB.
Coordenadora: Benomia Rebouças – ADEFIM

09h10minh – Debate

09h25min – Intervalo.

09h35minh – Mesa-redonda.
Tema: Saúde e sexualidade da Mulher com deficiência: mitos e verdades.
Palestrantes:
                – Dra. Iris Menezes da Silva – Obstetra.
                 - Marilu Martins Silva – Psicóloga.
                 - Renata Fernandes – mulher com deficiência e mãe. (depoimento)
Coordenadora: Francisca Joselene – ADEFIM.

10h35minh – Debate.
11h00minh – Intervalo para o almoço.

TARDE – 13/05/2011.
14h00minhs – Apresentação Cultural – APAE.

14h10minh – Mesa – Redonda
Tema: Mulheres com Deficiência, garantia dos seus direitos: em foco o BPC e a conferência da pessoa com deficiência.
Palestrantes – Verônica Castro Martins – aluna do 4º período de Direito da UNP/ idealizadora do núcleo de acessibilidade da UNP/Membro da Comissão de Acessibilidade da OAB/NATAL.
Louise Melo de Morais Vale – Assistente Social - INSS.
Representantes das mulheres de cada entidade de pessoas com deficiência.
Coordenadora: Niascara – ASMO

14h40minh – Debate.

15: 00hs – Intervalo.

15h15minhs – Homenagens as mães de pessoa com deficiência e mães com deficiência.
Coordenadora: Claudia Medeiros – ADEFIM.
     Tereza Cristina – APAE.

15h30minhs – Caminhada de Encerramento do I Encontro das Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região.
ROTEIRO: Da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias – MORMOS até a Praça do PAX.
17h00minh - Encerramento do Evento.

Benomia Rebouças

Coordenadora do Fórum




0 comentários:

Postar um comentário

Projeto do FMDMR.

Projeto do FMDMR.
Cia. Artes sem Limites

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência
O Cartaz de divulgação do Concurso As Mais Belas Deficientes do Oeste Potiguar.

Parceiro:

Parceiro:
Comissão de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais da OAB/MOSSORÓ.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mensagem ao dia 08 de Março...nota saiu nos jornais da cidade.