sexta-feira, 20 de abril de 2012

INCLUSÃO.

Reunião na Paróquia de São José.





"imagem mostra um deficiente visual abraçado ao amigo negro e seu cão guai"


             Hoje na Paroquia de São José, no Bairro Santo Antonio, aconteceu as 15hs, uma reunião com o Padre auxiliar Antonio Carlos, que tinha o objetivo de discutir a inclusão das pessoas com deficiência na igreja.
O Pe. Antonio Carlos, chamado carinhosamente por todos de Pe. Carlinhos, convidou as instituições que compõe o Fórum de Entidades Representativas das Pessoas com Deficiências de Mossoró para participar das discussões   e juntos planejar um modo que possa trazer resultados satisfatório, e incluir de fato as pessoas que se sente a margem da sociedade. Das 8 entidades que compõe o Fórum só compareceram: ADVM, APAE, ARCAM e ASMO. A AFADM ligou justificando sua falta e as outras demais ADEFIM, AAPCMR, não compareceram e o GAV+ não se sabe hoje onde fica a sua sede e não foi entregue o convite a tempo.  
                A primeira coisa que ficou clara na reunião, é que a pastoral do surdo deve ser criada e colocada em pratica, pois as pessoas com deficiência auditiva estão sendo exclui-das pela falta de comunicação nas missas. O Pe. Carlinhos, deu exemplo da pastoral do surdo em João Pessoas onde ele atuou quando esteve no seminário, e falou da perda por ter sido extinta a pastoral do surdo na matriz do Alto de São Manuel, foi relatado também que os surdos que frequentavam a igreja hoje muitos se converteram a religião protestante, porque os pastores fazem questão ter em sua igreja pessoas interpretando os cultos e reuniões.   
                   Dentre o decorrer da reunião foi discutido a dimensão da inclusão, as dificuldades hoje ainda encontrada pelos educadores em trabalhar com crianças com deficiência, principalmente as com deficiência intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD, mas também foi compreendido que nada pode se fazer sem a participação das pessoas com deficiência e que a inclusão, é uma realidade quando as pessoas tem a vontade e interesse de fazer. João Ferreira, representando a Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró - ADVM, relatou da importância dessa reunião e do interesse de Pe. Carlinhos pela inclusão, e mostrou em suas palavras que existem pessoas com deficiência visual que não conhece como é o cálice do Padre, a hóstia, a roupa o presbitério, nunca passaram do banco. 
                  Então a reunião trouxe o seguinte conclusão, que é muito importante esse trabalho ser desenvolvido na igreja, e que deve-se criar uma comissão pastoral da inclusão, essa comissão terá o papel de organizar estudos sobre inclusão, ministrar palestras sobre deficiências e formar dentre as diversas pastorais pessoas prontas a atender o mundo de diversidades, que não são poucas, pois a comissão pastoral da inclusão, não vai só trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência, mas vai trabalhar a inclusão de todo aquele que se sentir excluído dentro da casa do Pai.  
                  Lembrando da CF de 2006, que trabalhou o tema: Pessoas com Deficiência: Levanta-te e vem para o meio. O Pe. Carlinho relatou que mudanças pelo menos no item acessibilidade física melhorou, pois algumas matrizes ou capelas fizeram rampas. Mas que sabe-se que a barreira maior esta dentro das pessoas, e se nós cristãos não nos preocuparmos em mudar esse quadro de segregação e falta de respeito com nossos irmãos, não vamos esta sendo cristãos como nos mostra o evangelho.  
                      A reunião terminou com a certeza que vai dar certo o trabalho pastoral que vai esta surgindo na Paroquia de São José, e ficou marcada para a próxima quinta dia 26 a segunda reunião, onde se traga sugestões e possamos dar um rumo bem significativo a esse trabalho.

Benomia Rebouças.


0 comentários:

Postar um comentário

Projeto do FMDMR.

Projeto do FMDMR.
Cia. Artes sem Limites

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência
O Cartaz de divulgação do Concurso As Mais Belas Deficientes do Oeste Potiguar.
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Parceiro:

Parceiro:
Comissão de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais da OAB/MOSSORÓ.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mensagem ao dia 08 de Março...nota saiu nos jornais da cidade.