segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de Abril - Dia Nacional da Educação para surdos.


"imagem mostra o alfabeto e números, configurado por mãos, conhecido como LIBRAS, Linguá Brasileira de Sinais"


Hoje é comemorado o Dia Nacional da Educação para o Surdo, por isso o Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, quer nesse espaço, parabenizar a todos os professores, interpretes e instrutores de libras, pelo trabalho e dedicação a educação dos jovens e crianças surdas. Em Mossoró temos o Centro de Apoio ao Surdo - CAS, que hoje faz um trabalho interligado com as escolas regulares e oferecem cursos aos professores, tando das redes públicas de ensino com particulares, assim como aos funcionários dos vários setores da sociedade.

Inserir o aluno com deficiência auditiva no ensino regular é valorizar a diversidade humana e gerar uma vida comunitária. Para a criança, surda ou não, o desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais é uma condição importante para o crescimento dela como ser humano.
Todo 23 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação para os Surdos. A linguagem é essencial para a vida em sociedade e é através dela que partilhamos nossas emoções, ideias e experiências.

O aluno com deficiência auditiva têm mais dificuldades no aprendizado do ensino regular, eles se comunicam por meio da língua gestual e compreendem apenas fragmentos das frases, na linguagem de sinais há variações linguísticas por conta do regionalismo ou sotaques e não se usa os artigos, portanto a escrita deste aluno também é diferente e implica no conhecimento de uma nova língua.

Como ferramenta de ensino para essas crianças com necessidades especiais, já existem livros didáticos e histórias infantis em CD Room que apresentam um intérprete traduzindo cada palavra ou desenho. Nos jogos educativos, como o da memória por exemplo, o aluno vira a peça que tem uma figura e depois tem que achar a outra peça que mostre o gesto em libras que representa aquela imagem.

Para ajudar a incluir esses alunos surdos no processo educativo podemos começar aprendendo o alfabeto e os numerais em libras.

fonte:http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/04/23/dia-nacional-da-educacao-para-surdos/

2 comentários:

Milene disse...

Oi amiga, tudo bem? Nos conhecemos no chat e como prometi, estou seguindo o seu blog. Parabéns pela iniciativa e por tudo o que está fazendo aí no RN. Deus a abençoe ricamente!

Bjs

Lucivanda Braga disse...

Olá, que bom vocês mencionaram o CAS, pois certamente essa instituição e seu profissionais são de suma importância na educação dos surdos , pois os ajudam tanto na vida escolar como familiar e também na socialização e interação dos surdos na sociedade. Abraços a todas e parabéns pelo blog!

Postar um comentário

Projeto do FMDMR.

Projeto do FMDMR.
Cia. Artes sem Limites

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência
O Cartaz de divulgação do Concurso As Mais Belas Deficientes do Oeste Potiguar.

Parceiro:

Parceiro:
Comissão de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais da OAB/MOSSORÓ.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mensagem ao dia 08 de Março...nota saiu nos jornais da cidade.