quarta-feira, 28 de março de 2012

Sonho ou Realidade!!!


"Imagem mostra uma charge onde um cadeirante esta parando um taxi e o motorista pergunta: "a cadeira vai também" e o rapaz responde: "não só uso pra esperar o taxi!!".



          O Problema da falta de acessibilidade e difícil locomoção das pessoas com deficiência no município de Mossoró hoje é uma realidade, se é complicado os transporte coletivo para os que não tem limitações físicas, imagine para os que tem. Mas para tudo há soluções práticas, só que no município de Mossoró não são solucionadas, isso por falta de prioridade, não é prioridade fica pra depois. E olha que muita coisa não esta sendo priorizada, se fossemos listar aqui. ufa! Não iriamos ter espaços. 
              O Sistema de transporte público no município de Mossoró há muito tempo que não funciona, e se não tem qualidade não se tem credibilidade, os mossoroenses preferem pagar pela lotação nos táxi do que esperar horas num ponto de ônibus. E quem sofre muito com isso são as pessoas com deficiência e idosos, pois devido a  lei de acesso gratuito aos transportes, são muitas vezes desrespeitados no seu direito de ir e vir, histórias de mal atendimento ou mesmo de não serem vistos nas paradas são contadas pelos usuários com deficiência.   
             Alguns municípios do brasil já solucionaram esse problema  da falta de locomoção das pessoas com deficiência, e um deles é o município de Natal/RN, que possuem um projeto chamado "PRAE - Programa de Acessibilidade Especial - Porta a Porta.   
         O Fórum de Mulheres com Deficiência, procurou dois vereadores do município um do Democratas (DEM) e outro do Partido da República (PR), pra ver se conseguia apoio dos mesmo em criar um decreto-lei municipal com um serviço como este, para atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Mas o que ouviu de um dos vereadores foi "isso é um sonho!" será mesmo verdade!!!
     Vejamos exemplos existosos de projetos que estão dando certos e resolvendo muito a vida daqueles que precisam de acessibilidade. 

O PRAE - Porta a Porta tem como objetivo geral oferecer um serviço de transporte especial, visando a inclusão social a população com mobilidade reduzida, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator.


SERVIÇO
É um serviço gratuito de transporte PORTA A PORTA com veículos acessíveis e adaptados (inicialmente com 10 microônibus, 03 vans e 03 ambulâncias) para o transporte de pessoas comprovadamente com mobilidade reduzida, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator, mas que não corra risco de vida, não estando em uma situação de urgência ou emergência.
O serviço é gerenciado pela Prefeitura do Natal através da STTU e SMS, em parceria com o SETURN.


BENEFICIÁRIOS
O PRAE - Porta a Porta é destinado exclusivamente às pessoas com mobilidade reduzida, residentes no município de Natal e que estejam cadastradas no Programa.


         Outro município que também tem um programa de serviço de transporte as pessoas com deficiência é o município de São Paulo, com o programa ATENDE.

       O Serviço de Atendimento Especial - ATENDE foi criado por meio do decreto nº 36.071 de 09 de maio de 1996. É uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A. e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo.
Destina-se às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, no horário das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo.
      O atendimento é prestado a clientes cadastrados, com uma programação pré-agendada de viagens.
       Além do atendimento porta a porta a clientes cadastrados, o Atende oferece atendimentos nos fins de semana, denominados de "eventos aos fins de semana". Neste tipo de serviço, os pedidos de transporte são feitos diretamente pelas instituições que trabalham com pessoas com deficiência (com, no mínimo, uma semana de antecedência). As instituições precisam efetuar cadastro prévio na SPTrans.
        O Atende tem veículos devidamente adaptados e roda cerca de um milhão de quilômetros/mês.

fonte:http://www.sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende.aspx

Postado por: Benomia Rebouças.

0 comentários:

Postar um comentário

Projeto do FMDMR.

Projeto do FMDMR.
Cia. Artes sem Limites

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência

Divulgação do II Encontro de Mulheres com Deficiência
O Cartaz de divulgação do Concurso As Mais Belas Deficientes do Oeste Potiguar.

Parceiro:

Parceiro:
Comissão de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais da OAB/MOSSORÓ.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mensagem ao dia 08 de Março...nota saiu nos jornais da cidade.